Entendemos educação em seu sentido amplo como o processo de transmitir à próxima geração conhecimento e valores que a capacitem a uma participação construtiva na sociedade.
Educar uma criança é trabalhar em um projeto de vida, o que compete primordialmente aos pais, como responsáveis diretos pelos resultados em aliança com a escola.
Conforme apresentada por Rosalie J. Slater (The Principle Approach – F.A.C.E. – Fundation for American Christian Education, EUA), que definiu e estruturou a Abordagem Educacional por Princípios como sendo “um método cristão histórico de raciocínio bíblico, que faz das verdades da Palavra de Deus a base de cada assunto no currículo escolar”.
“Baseia-se na aplicação de quatro passos: Pesquisar, Raciocinar, Relacionar e Registrar.
O sistema educacional baseado na Abordagem Educacional por Princípios (AP) integraliza filosofia (o porquê), currículo (o quê) e metodologia (o como).
O processo de Ensino e Aprendizagem envolve:
Soberania: A forma cristã de governo, o fluxo legítimo de poder vem de Deus, e assim transmitido ao ser humano nas diversas áreas da vida.
Caráter: É a forma de viver a partir do modelo cristão, impactando positivamente a si e o meio onde vive.
Mordomia: Zelar, cuidar de todas as coisas que temos.
Auto Governo: Para termos verdadeira liberdade devemos ser governados internamente e não por forças externas.
Semear e Colher: É preciso semear continuamente nos pensamentos, palavras e ações, de forma positiva, para colher os resultados esperados no indivíduo e na sociedade.
Unidade: União, acordo voluntário sobre propósitos e decisões.