A organização do ensino fundamental divide-o, na prática, em dois ciclos. O primeiro que corresponde aos primeiros cinco anos (chamados anos iniciais do ensino fundamental) é desenvolvido, usualmente, em classes com um único professor regente.
O segundo ciclo (Fundamental II) corresponde aos anos finais, nos quais o trabalho pedagógico é desenvolvido por uma equipe de professores especialistas em diferentes disciplinas.
No fundamental II, os pré-adolescentes e adolescentes, aprofundam os conhecimentos adquiridos no ciclo anterior e iniciam os estudos das matérias que serão a base para a continuidade no ensino médio.
Esta é uma fase delicada e repleta de mudanças, em que os jovens começam a buscar sua autonomia, e isso deve ser também contemplado em sala de aula.
No primeiro contato, nos primeiros dias de aula, é possível notar que não terá somente um professor, mas sim um para cada disciplina. Anteriormente os professores diferentes ficavam apenas para as atividades extraclasses, como artes, educação física, inglês e outras.
O contato com vários professores faz com que o aluno se torne mais independente, pois deixa de receber orientações de uma única pessoa.
É importante manter a organização dos materiais, dos cadernos, pois misturar os mesmos poderá atrapalhar o desempenho, as tarefas de casa ou mesmo os estudos.
Por volta dos onze anos de idade, o estudante consegue formular hipóteses acerca dos fatos sociais, podendo fazer referências com as disciplinas que estuda em sala de aula, associando-as à realidade.
As amizades vão se tornando mais sólidas, o adolescente passa a conviver mais com seus colegas, buscando referências para as coisas que gosta, fora do meio familiar.
Todas essas aprendizagens são excelentes maneiras de se enfrentar os desafios, pois deixa o estudante independente, seguro e com capacidade para enfrentar a vida.
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